quinta-feira, 14 de maio de 2015

1. O QUE É FILOSOFIA? ETIMOLOGIA


Muitos filósofos dedicaram boa parte da vida tentando responder essa questão. A filosofia não é apenas um conjunto de conhecimentos, mas vai além disso. Pode ser compreendida como um saber que tem por interesse a formação da inteligência crítica das pessoas. Sob esse aspecto, ela nos leva a uma inquietação, uma atitude ou um posicionamento diante da vida e do mundo. Essa inquietude conduz a uma série de indagações e reflexões e também à não aceitação do óbvio. A tudo isso chamamos de atitude filosófica.
No livro Convite à Filosofia (1995), a historiadora e filósofa brasileira Marilena Chauí afirma que filosofar ou ter uma atitude filosófica poderia ser a "decisão de não aceitar como óbvias e evidentes as coisas, as ideias, os fatos, as situações, os valores, os comportamentos de nossa existência cotidiana; jamais aceitá-los sem antes havê-los investigado e compreendido".
A atitude filosófica leva o indivíduo a negar o senso comum, a questionar e refletir sobre os elementos do cotidiano e da existência humana.
É por isso que a filosofia nem sempre teve boa aceitação no país ou entre algumas pessoas mais conservadoras. Seu compromisso em estimular o pensamento crítico e dar a oportunidade de que cada um tire suas próprias conclusões sobre as situações de sua vida, da política, da sociedade, sobre as outras pessoas, pode incomodar àqueles que ão têm interesse em deixar o pensamento livre e crítico ganhar espaços em nossa sociedade.
Alguns importantes pensadores e escritores, dentre eles Rubem Alves, afirma que devemos ter espírito de criança para que possamos exercer nossa plena capacidade filosófica, isso porque a criança busca saber coisas novas e se espanta diante do novo. O adolescente, público alvo do ensino médio também é curioso e essa curiosidade é elemento fundamental para a filosofia. Na introdução da obra Mundo de Sopia, o escritor Jostein Gaarder, disse: " A capacidade de nos surpreendermos é a única coisa de que precisamos para nos tornarmos bons filósofos (...). E agora tens que te decidir, Sofia: és uma criança que ainda não se habituou ao mundo? Ou és uma filósofa que pode jurar que isso nunca lhe acontecerá? ...Não quero que tu pertenças à categoria dos apáticos e dos indiferentes. Quero que vivas a tua vida de forma consciente."
"Com a filosofia, somos capazes de explorar conceitos como o significado da vida, conhecimento, moralidade, realidade, a existência de deus, consciência, política, religião, economia, arte ou linguistica _ a filosofia não tem Fronteira"  (Paul Kleinman)
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário